Toda mulher entre os 45 e 55 anos, em média, começa a sentir os sintomas da menopausa – e sabe o quanto eles podem ser incômodos.
Chegada a hora do tratamento, há um grupo significativo de pacientes que negligencia sua própria saúde por medo de adquirir câncer se fizer a terapia de reposição hormonal (TRH).
É sobre esse medo que eu quero falar!
Pelo menos 70% das mulheres terão queixas importantes relacionadas aos sintomas da menopausa, com prejuízos na rotina, na qualidade de vida e no bem-estar.
Muitas fizeram uso de anticoncepcional com hormônios sintéticos durante toda a vida, mas é na hora de iniciar a TRH que o medo do câncer se manifesta. Por quê?
Por pura desinformação, preconceito, porque ouviram falar, porque sequer tiveram uma conversa franca e esclarecedora com seu endocrinologista ou ginecologista.
Amenizar os sintomas da menopausa é fácil, simples, eficaz, seguro e mais acessível. A primeira linha de tratamento e a mais efetiva é a terapia de reposição hormonal (TRH). A tendência atual e mais moderna é usar hormônios biodênticos, em doses fisiológicas – e, claro, depois de uma avaliação médica detalhada.